Dia 21 de Março – Dia Internacional da Síndrome de Down

APAE de Dracena atende 225 alunos/destinatários a partir do zero ano de idade

Dia 21 de Março – Dia Internacional da Síndrome de Down

Por Apae de Dracena

Celebrado no dia 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down faz referência aos três cromossomos no par 21, que caracteriza a condição genética da síndrome. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Dracena, em alusão à essa importante data, apresenta o tema: “Estimulação Precoce em crianças com Síndrome de Down”. A APAE de Dracena atualmente atende cerca de 225 aluno/destinatários, a partir de 0 (zero) ano de idade, com a missão de promover e articular ações de defesa e garantia de direitos, prestação de serviços e apoio as famílias.

A APAE está estruturada com o Programa de Atendimento Ambulatorial para Estimulação Precoce e Manutenção à pessoa com Deficiência Intelectual, Múltipla e Transtorno do Espectro Autista – TEA, na entidade algumas crianças com Síndrome de Down estão inseridas no Programa para a Estimulação Precoce e elas possuem um grande potencial a ser desenvolvido, precisam, contudo, de mais tempo e estímulo da família e de especialistas para adquirir e aprimorar suas habilidades.

A APAE de Dracena possui uma equipe multidisciplinar de saúde composta por: psicólogas, fonoaudiólogas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionista, assistentes sociais, coordenadora de saúde e médico psiquiatra, atuando com experiência e excelência na estimulação precoce de crianças com Síndrome de Down.

A ajuda desses profissionais é fundamental nesta etapa, pois eles vão analisar em que área a criança pode estar passando por dificuldades para criar um programa de apoio. Para que a criança chegue a uma determinada fase do desenvolvimento, ela precisa ser estimulada, isso se aplica a todas as pessoas, com ou sem Síndrome de Down. Mas uma boa estimulação realizada nos primeiros anos de vida é determinante para o desenvolvimento de quem tem Síndrome de Down em diversos aspectos, do desenvolvimento motor à comunicação.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Dracena, há 52 anos está estruturada e realizando um trabalho de excelência com crianças, jovens e adultos com Síndrome de Down e celebrando assim no dia 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down. APAE tem como presidente Ademir Muniz Lhamas Júnior.