Registro de ovinos cresce próximo da 4% em 2023 e marca incremento na atividade

Associação de Criadores do Ovinos (Arco) registrou aumento incremento de 3,57% em 2023 na comparação com 2022

Registro de ovinos cresce próximo da 4% em 2023 e marca incremento na atividade

 

Canal Rural

O número de inscrições de animais na Associação Brasileira de Criadores do Ovinos (Arco) registrou um incremento de 3,57% em 2023 na comparação com 2022. No ano passado foram registrados 44 mil 147 exemplares contra 42 mil 626 do ano anterior. O crescimento acontece depois de um pequeno incremento durante a pandemia que foi seguido por um período de  estabilidade.

A superintendente de Registro da Arco, Magali Moura, destaca que a entidade considera este incremento de um ano para o outro positivo. “É a ovinocultura retornando, o pessoal se interessando, voltando às suas atividades, ativando os seus rebanhos, depois de um tempo com as inscrições de animais se mantendo sem um crescimento”, observa.

Magali destaca, ainda, o benefício que os criadores tiveram nos últimos anos com a isenção no valor da inscrição por nascimento dos animais. Coloca que o pagamento somente ocorre no momento da inspeção ao pé. “O criador pode informar todo do seu rebanho. Anteriormente, quando se detectava que um animal não era bom, não se registrava. Hoje,  no entanto, a nossa orientação é diferente, todos devem ser registrados, até por uma questão de conhecer a fertilidade das mães que estão no campo”, informa.

O crescimento da produção brasileira de ovinos tem diminuído nos últimos anos, refletindo um mercado consumidor com demanda estável. As estimativas indicam um aumento limitado na produção em 2023 e agora em 2024.