Avicultura manteve crescimento em 2023, apesar dos desafios

O estado do PR manteve status sanitário de livre da gripe aviária de alta patogenicidade.

Avicultura manteve crescimento em 2023, apesar dos desafios

Valéria Burbello-Canal Rural

 

O Paraná, maior produtor de carne de frango do Brasil, manteve o crescimento da avicultura em 2023, apesar dos desafios sanitários e econômicos.

Segundo dados do Sistema Faep/Senar-PR, a produção de carne de frango no estado cresceu 8% nos três primeiros trimestres do ano, em comparação com o mesmo período de 2022. O volume total foi de 3,49 milhões de toneladas.

O principal desafio enfrentado pelo setor foi a circulação da gripe aviária, que foi detectado em aves silvestres no litoral do Paraná. Apesar disso, o estado conseguiu manter o status sanitário de livre de influenza aviária de alta patogenicidade.

Para Fábio Mezzadri, do Departamento Técnico e Econômico do Senar-PR, o crescimento da produção foi resultado de uma série de fatores, como a abertura de novos mercados, a expansão da exportação e o aumento da produtividade.

“Os mercados estão se abrindo, a China habilitou mais 3 plantas paranaenses para exportar frangos, Israel abriu mercado, então é positivo essa abertura de mercado”, disse Mezzadri. “Os produtores têm investido com mais cautela por causa do momento econômico, mas não parou o investimento na avicultura.”

Os produtores ouvidos pela reportagem do Canal Rural também destacaram a importância da biosseguridade para o setor. “O desafio sanitário continua, mas os produtores têm se preocupado mais com a biosseguridade dentro das granjas”, afirmou Mezzadri.