SAFRA 23/24: colheita da soja atinge 11% da área no Brasil, aponta AgRural

Chuvas diminuem o avanço das máquinas colheitadeiras em vários estados produtores

SAFRA 23/24: colheita da soja atinge 11% da área no Brasil, aponta AgRural

Há um ano, os trabalhos atingiam apenas 5% do território destinado ao grão

Canal Rural

 

A colheita da safra brasileira de soja 2023/24 alcançou 11% da área estimada para o Brasil, de acordo com levantamento semanal da AgRural computado até à última quinta-feira (25).

Uma semana antes, o índice era de 6%. Há um ano, os trabalhos atingiam apenas 5% do território destinado ao grão. Segundo a consultoria, com exceção do Rio Grande do Sul e do Piauí, que têm calendário mais tardio e também enfrentaram atrasos na semeadura nesta safra, todos os demais estados já estão colhendo.

A chuva e a colheita da soja- Apesar do ritmo da colheita estar mais acelerado nesta safra, o avanço das máquinas perdeu um pouco de fôlego devido ao aumento das chuvas em diversos estados, com destaque para Mato Grosso, onde os reportes de produtividade continuam confirmando frustração.

Em contrapartida, de acordo com a AgRural, as precipitações chegaram em boa hora a áreas de diversos estados que vinham enchendo grãos sob forte calor e pouca umidade, especialmente no Paraná.

Plantio da safrinha-A colheita do milho verão 2023/24 atingiu na quinta passada 12% da área cultivada no Centro-Sul, ante 8% na semana precedente e também de igual período do ano passado.

Já o plantio da safra de inverno de milho de 2024, a safrinha, alcançou 11% da área estimada para na região até quinta passada, contra 5% na semana anterior e no período equivalente de 2023.