A produção brasileira de grãos – salto quantitativo nos últimos anos

A agricultura participa com 25% do PIB nacional

A produção brasileira de grãos – salto quantitativo nos últimos anos

Portal Embrapa

A agricultura brasileira vem ocupando cada vez mais espaço no contexto global da economia, quer na geração de empregos, de renda, quer na composição PIB para a economia do Brasil. A agricultura participa com 25% do PIB. A produção brasileira de grãos ultrapassou a barreira dos 320 milhões de toneladas, o que significa uma produção de 1.590 kg per capita. A produção de soja que, no início da década de 2000, era de 41,9 milhões de toneladas por ano, na última safra foi de 154,6 milhões; e a produção de milho, saltou de 35,2 para 131,9 milhões. Estima-se para o ano de 2023/2024, a produção de grãos ligeiramente menor do que a do ano anterior, ou seja, 317 milhões de toneladas, em virtude de adversidades climáticas verificadas em várias regiões brasileiras, excesso de chuvas em algumas regiões e irregularidade da distribuição de chuvas em outras.

O aumento da produção torna-se ainda mais importante por ser devido principalmente ao aumento da produtividade (quantidade produzida por unidade de área). A produtividade dos fatores terra e capital também tem apresentado crescimento significativo ao longo dos anos. Esses ganhos têm contribuído significativamente para colocar o Brasil entre os principais produtores agrícolas do mundo, principalmente, devido à incorporação de novas tecnologias aos sistemas de produção, as quais proporcionam aumento da produção sem a necessidade de incorporação de áreas com vegetação nativa aos sistemas produtivos. Os ganhos de produtividade que os agricultores vêm conseguindo são em função da incorporação de novas tecnologias, muitas delas simples, e do trabalho contínuo da pesquisa agropecuária na busca de novas estratégias e modelos de produção.

Além de atender a demanda da população brasileira, o Brasil se consolida como grande exportador de soja, algodão, suco de laranja e carnes. Importante destacar que é grande a preocupação de todos os envolvidos com a produção agrícola, em relação ao uso de tecnologias que sejam sustentáveis.