Doenças bucais afetam quase metade da população mundial, diz OMS

Quase metade da população mundial sofre de doenças bucais, dentes cariados, gengivas inflamadas, ou câncer – informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira (17) em seu primeiro panorama completo sobre essa situação em 194 países.

Em um novo relatório, a OMS constata que 45% da população mundial, ou cerca de 3,5 bilhões de pessoas, sofrem de doenças bucais. Nos últimos 30 anos, acrescenta a organização, houve um aumento de 1 bilhão de casos registrados.

“A saúde bucal tem sido negligenciada na saúde global”, afirma o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em um comunicado, embora medidas de prevenção de baixo custo possam evitar muitos dos problemas.

É “uma indicação clara de que muitas pessoas não têm acesso à prevenção e ao tratamento de doenças bucais”, sendo as mais comuns a cárie dentária, doenças gengivais, perda de dentes e câncer, detalha o documento.

A cárie dentária não tratada é a doença mais comum, afetando cerca de 2,5 bilhões de pessoas em todo mundo.

Estima-se que a gengivite grave, uma das principais causas de perda total de dentes, afete até 1 bilhão de pessoas. E, a cada ano, aproximadamente 380.000 novos casos de câncer bucal são diagnosticados, de acordo com a OMS.

Os principais fatores de risco são o alto consumo de açúcar, mas também o uso de tabaco e o consumo de álcool.

fonto: blog do toninho