Durante a semana, servidores discutiram o tema com os custodiados
Comemorado em 29 de janeiro, em reconhecimento à luta de travestis e transexuais no Brasil em busca de respeito, o “Dia da Visibilidade Trans” ganhou também espaço nos presídios paulistas.Durante a semana alusiva ao tema, a equipe de servidores da unidade realizou encontros com os sentenciados da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, que se autodeclaram homens trans, os quais participaram de rodas de conversa e assistiram a documentário abordando transição de gênero, preconceito e intolerância (Transfobia).
Projetada para detenção de mulheres, a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista abriga hoje um total de 25 (vinte e cinco) homens transexuais. A custódia desse grupo em unidade feminina é preconizada em recomendação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). A ação temática realizada teve como objetivo acolher esse público e proporcionar a elemomentos lúdicos, com exibição cinematográfica e trocas de informações e experiências vividas.
O que é uma pessoa Trans?
O termo Transgênero é utilizado para se referir a uma pessoa que não se identifica com o gênero ao qual foi designado em seu nascimento, ou seja, aquele determinado pelos órgãos sexuais biológicos. Ela se identifica como sendo do gênero oposto e passa a viver assim, de maneira a se sentir melhor consigo mesma.