TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo)

Por Cidinha Pascoaloto

O TOC é uma das doenças psiquiátricas mais comuns que existem.
Ela se manifesta por pensamentos ou comportamentos exagerados.

O TOC é um transtorno de ansiedade e pode aparecer com a presença de pensamentos obsessivos e comportamentos exagerados. Como lavar as mãos repetidamente com pequenos intervalos ao dia. Comportamentos não relacionados a COVID-19
Tomar banhos demorados porque precisa lavar cada parte do corpo várias vezes ou em uma sequência específica.
Evitar encostar em pessoas ou objetos por medo de se contaminar. Organizar objetos em uma determinada ordem, gastando muito tempo. Verificar se a porta está trancada; gás, ferro, fogão desligados várias vezes seguidas entre outros.
Conferir várias vezes o que leu ou escreveu para ter certeza de que leu ou escreveu corretamente.

Guardar objetos inúteis, quebrados ou sem valor por achar que será útil no futuro.

Após o ritual vem o alívio. E por isso há sempre a repetição daquele comportamento. O pensamento é sempre ruim e provoca angústia. É caracterizado por pensamentos que surgem espontaneamente sem sentido. Que causa sofrimento e a pessoa não consegue evitá-lo.

Ainda não há uma explicação definitiva sobre o surgimento do TOC. Sabe-se que os fatores genéticos e ambientais influenciam bastante. O início é mais precoce em meninos, podendo aparecer entre seis e quinze anos. Nas meninas costuma aparecer em torno de onze anos. E como saber que seu filho tem TOC? Prestar atenção se ele faz algum ritual que se repete e se fica irritado quando não o faz.

Quando o TOC não é tratado, a tendência é que agrave, por isso uma criança pode crescer e ser um adulto com TOC em estágio avançado. E pode desencadear outros problemas como depressão, abuso de álcool, transtornos de ansiedade e tiques.

A maioria das pessoas tem vergonha de falar o que pensam. Por isso não procuram tratamento.

A melhor forma para ajudar a pessoa que tem TOC é incentivá-la a procurar ajuda psiquiátrica e terapia junto ao psicólogo na abordagem comportamental.

 

Cidinha Pascoaloto-Psicóloga-CRP 06/158174. Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) com foco no Luto, Depressão e Ansiedade Atendimento presencial e online