Gastronomia funcional ajuda a desintoxicar

Kadu Giacomini

Muitas vezes as pessoas acreditam que manter um estilo de vida saudável é difícil ou é sinônimo de uma alimentação nada saborosa, pouco diversificada. No entanto, você sabe o que é gastronomia funcional?

De acordo com informações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), alimentos ou ingredientes funcionais são aqueles que, quando consumidos com frequência, como parte de uma dieta saudável e equilibrada, trazem benefícios à saúde, indo além das funções básicas de nutrição.

Eles não têm poder de cura, mas reduzem os riscos ou previnem doenças cardiovasculares, crônicas e autoimunes, entre outros tipos, e aumentam as defesas do organismo.

Já pelo lado gastronômico a gastronomia funcional vai além apenas da composição de receitas, são na verdade as técnicas para utilização correta desses ingredientes, como preservar os alimentos e evitar a sua oxidação, como combinar os ingredientes para que os nutrientes juntos possam maximizar as suas propriedades nutritivas e desta maneira aproveitar o alimento por completo.

É isso que acontece quando aquecemos um tomate na temperatura adequada para fazer algum preparo culinário o seu fitoquímico (componentes naturais encontrados em frutas, legumes e cereais) é o licopeno, antioxidante capaz de proteger células.

Será potencializado se um azeite é acrescentado neste preparo ajudando pois ele ajudará o organismo absorver este licopeno mais facilmente.

Um outro exemplo está no consumo regular de alimentos que são ricos em ômega 3, como a chia, que ajuda a melhorar a atividade cerebral, auxilia no combate às inflamações e na diminuição do risco de doenças cardiovasculares.

A biomassa de banana verde, batata yacon, aveia, chicória, alho, aspargus etc.

Mas nem só de pratos salgados vive a gastronomia funcional: docinhos também estão liberados! Um exemplo? Creme de chocolate preparado com cacau puro, biomassa de banana verde e leite de coco.

Por não conter nenhum produto lácteo, nem açúcar e ser livre de glúten, pode ser consumido por todas as pessoas. Satisfazendo o paladar e beneficiando o organismo nutricionalmente.

Vale destacar que, por também envolver conhecimentos da área da nutrição a gastronomia funcional muitas vezes é desenvolvida de forma individual, focando nas necessidades de cada pessoa, estando atento também a alergias ou outras reações que cada indivíduo pode ter com um certo ingrediente.

O ideal é consultar um especialista na área a fim de descobrir quais alimentos trarão benefícios ao seu organismo e depois correr pra cozinha para colocar as técnicas em prática.