
Ao menos 237 pacientes com Covid-19 aguardam na fila para transferência para um leito de Unidade de Tratamento Intensivo ( UTI) no estado de São Paulo, de acordo com levantamento exclusivo feito pela GloboNews com as Secretarias Estaduais de Saúde e com as Prefeituras do estado de São Paulo.
Em todo o Brasil, há mais de 1.500 pessoas na fila por um leito de UTI. Em números absolutos, São Paulo fica atrás apenas do Paraná.
Uma das razões pela qual os pacientes que contraíram coronavírus têm que aguardar na fila é a não existência de leitos de UTI em alguns municípios.
É o caso de Sérgio Castanho, que mora em Ibiúna, no estado de São Paulo. Ele ficou mais de 30 horas aguardando por um leito até conseguir a transferência para o município de São Roque.
“Foi uma corrida contra o tempo, foi muito difícil conseguir o leito de UTI. Ele lutou e conseguiu uma vaga”, conta a irmã dele, Silvia Castanho.
Após 20 dias de internação, ele recebeu alta neste domingo (16).
Na última semana epidemiológica (9 a 15/5), o estado de São Paulo teve aumento de 11% no número de casos da doença e de 3% no número de novas internações. Mesmo que pequeno, o número de novos internados não apresentava alta há seis semanas.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde afirma que a Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde regulou, até abril, mais de 246,7 mil casos de pacientes com Covid-19. E afirma que cerca de 35% desse total são de demandas por UTI.
A nota também reforça que “o governo de SP tem se dedicado a salvar vidas e todas as ações de enfrentamento da Covid-19 tem sido norteadas por meio do monitoramento da pandemia, que é contínuo e diário, permitindo inclusive intensificação de medidas restritivas e regras do Plano São Paulo, caso o Centro de Contingência identifique necessidade”.
Pacientes com Covid-19 na fila por um leito de UTI por Estado
- PR 345
- SP 237
- CE 226
- MG 192
- DF 109
- BA 78
- MS 75
- RJ 67
- RN 57
- SE 38
- SC 37
- RS 32
- GO 16
- PI 4
- AM 2
- TO 1
- ES 0
- MT 0
- PB 0
- AL 0
- AC 0
- RO 0
- RR 0
- MA NÃO RETORNOU
- AP NÃO RETORNOU
- PA NÃO RETORNOU
- PE NÃO RETORNOU
- TOTAL 1.516
Por Amanda Lüder e Julia Affonso, GloboNews — São Paulo G1