Principais plantas daninhas do arroz e como combatê-las
Canal Rural
A presença de plantas daninhas pode reduzir a produtividade das lavouras de arroz, além de aumentar o custo da produção. Essas invasoras são responsáveis pelo aumento da umidade e pela redução no rendimento classificatório dos grãos, agindo também como hospedeiras de doenças e pragas.
O uso de herbicidas é a solução mais indicada pelos especialistas para controle das diferentes espécies. As principais infestações estão concentradas em áreas de arroz irrigado, devido à ausência de períodos de pousio ou por conta das condições favoráveis de umidade e fertilidade da maioria desses solos.
Além disso, outro fator que contribui é a dificuldade de utilização de outras culturas em sucessão ou em rotação. Por isso, medidas eficientes de manejo devem ser utilizadas para evitar elevadas infestações e também a grande diversidade de espécies de plantas daninhas.
Entre as principais espécies, estão: Cyperus ferax; Cyperus iria; Cyperus difformis (junquinho); e Fimbristylis miliacea (cuminho). Na fase inicial da cultura, essas espécies se destacam pela alta competitividade, que vai reduzindo ao longo do desenvolvimento da planta.
Controle- O controle químico com a utilização de herbicidas é um dos métodos mais utilizados na cultura do arroz, devido à grande eficiência. Sua utilização permite controlar plantas daninhas na época chuvosa ou em áreas encharcadas, quando o controle mecânico e o manual são pouco eficientes
MERCADO – Depois de registrarem elevação de 12,06% em agosto, os preços do arroz em casca seguem em alta neste início de setembro, se aproximando da casa dos R$ 100,00/saca de 50kg, conforme apontam dados do Cepea ( Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).