Pelo menos sete cidades do Oeste Paulista suspenderam a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 por falta do imunizante CoronaVac.
Um levantamento realizado pela TV Fronteira aponta que Estrela do Norte, Flora Rica, Indiana, Parapuã, Presidente Epitácio, Piquerobi e Sagres paralisaram de vacinar seus moradores com a segunda dose.
A maior delas, Presidente Epitácio, até o momento, vacinou 15,89% da população, segundo o Vacinômetro. Pouco mais de 7 mil pessoas tomaram a primeira dose da vacina e 3.707 tomaram a segunda.
“Enquanto você não tiver tomado a segunda dose, a sua imunidade não estará completa. Então, para aqueles que ainda não tomaram a segunda dose, porque não desejam tomar ou porque não tiveram a segunda dose, estamos com pessoas com proteção inadequada e que podem acarretar o surgimento de novas variantes porque será uma imunidade parcial”, explicou o médico infectologista André Pirajá.
Em nota, o governo do Estado de São Paulo disse que encaminha as remessas de primeira e segunda dose da vacina com base nas estatísticas populacionais previstas pelo Ministério da Saúde.
Conforme o Estado, cabe às Prefeituras utilizar as vacinas de acordo com os critérios técnicos e cobrar o Ministério da Saúde para que mais vacinas sejam aplicadas.
A TV Fronteira pediu um posicionamento ao Ministério da Saúde sobre essa situação da falta de doses, mas ainda não obteve nenhum retorno.
POR TV FRONTEIRA | G1 PRESIDENTE PRUDENTE