Cidades do Oeste Paulista suspendem aplicação da 2ª dose da vacina contra a Covid-19

Pelo menos sete cidades do Oeste Paulista suspenderam a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 por falta do imunizante CoronaVac.

Um levantamento realizado pela TV Fronteira aponta que Estrela do NorteFlora RicaIndianaParapuãPresidente EpitácioPiquerobi e Sagres paralisaram de vacinar seus moradores com a segunda dose.

A maior delas, Presidente Epitácio, até o momento, vacinou 15,89% da população, segundo o Vacinômetro. Pouco mais de 7 mil pessoas tomaram a primeira dose da vacina e 3.707 tomaram a segunda.

“Enquanto você não tiver tomado a segunda dose, a sua imunidade não estará completa. Então, para aqueles que ainda não tomaram a segunda dose, porque não desejam tomar ou porque não tiveram a segunda dose, estamos com pessoas com proteção inadequada e que podem acarretar o surgimento de novas variantes porque será uma imunidade parcial”, explicou o médico infectologista André Pirajá.

Municípios do Oeste Paulista paralisam aplicação de 2ª dose da vacina contra Covid

Em nota, o governo do Estado de São Paulo disse que encaminha as remessas de primeira e segunda dose da vacina com base nas estatísticas populacionais previstas pelo Ministério da Saúde.

Conforme o Estado, cabe às Prefeituras utilizar as vacinas de acordo com os critérios técnicos e cobrar o Ministério da Saúde para que mais vacinas sejam aplicadas.

TV Fronteira pediu um posicionamento ao Ministério da Saúde sobre essa situação da falta de doses, mas ainda não obteve nenhum retorno.

POR TV FRONTEIRA | G1 PRESIDENTE PRUDENTE