Jerusa Geber leva ouro em prova no Mundial de Paris

Jerusa e Garcia finalizaram a prova em 11s86, novo recorde da competição

Jerusa Geber leva ouro em prova no Mundial de Paris

Atleta radicada em Presidente Prudente, compete no Mundial de Atletismo Paralímpico, na França

O Imparcial
Sem pista para treinar, mas com superação que marca toda a trajetória de sua vida: Jerusa Geber venceu uma das provas mais aguardadas desta quinta-feira (13), no Mundial de Atletismo Paralímpico em Paris, na França. Ao lado de Gabriel Garcia, a atleta radicada em Presidente Prudente conquistou a medalha de ouro nos 100m da classe T11 (cegas).
Com isso, o país permaneceu na vice-liderança do quadro geral de medalhas da competição, com 24 pódios no total, sendo nove ouros, seis pratas e nove bronzes. Os brasileiros estão somente atrás da China, com 25 no total – 11 ouros, oito pratas e seis bronzes.
O Brasil está representado por 54 atletas de 19 Estados e 11 atletas-guia na competição. O Mundial de atletismo de Paris é o primeiro da modalidade após os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e acontece no Estádio Charlety. O local tem capacidade para 20 mil pessoas e pertence ao clube de futebol Paris FC, da segunda divisão francesa.
Na prova dos 100m T11, a atleta de 41 anos, acompanhada de seu atleta-guia, Gabriel Garcia, completou a distância em 11s86, enquanto outra brasileira, Thalita Simplício, ficou com o bronze, com o tempo de 12s30.
Jerusa e Garcia finalizaram a prova em 11s86, com um novo recorde da competição. A atleta, que nasceu em Rio Branco, no Acre, é totalmente cega; ela é a atual recordista mundial da prova, com o tempo de 11s83 registrados durante a 1ª Fase Nacional do Circuito de Atletismo, em março, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Essa foi a oitava medalha de Jerusa em Mundiais.