No último Sábado (24) foi realizada, na entrada da Cidade Milagre, a cerimônia de Reinauguração do Obelisco que, agora, passa a marcar o Jubileu de Ouro – 50 anos de existência – da Augusta e Respeitável Loja Simbólica União, Justiça e Amor nº 149. A cerimônia contou com a presença de Maçons, Autoridades Maçônicas, DeMolays, Imprensa, do Prefeito Municipal André Lemos, além do apoio da Secretaria de Obras e da Polícia Militar.
Durante a cerimônia foi contado ao público presente um pouco da bonita história da Loja Maçônica e seus feitos para a sociedade Dracenense e da região. Além, também, de prestar homenagens para alguns irmãos e, por fim, o tão esperado descerramento da nova placa, o que marcou, oficialmente, a reinauguração do Obelisco simbólico. Durante seus 50 anos de existência a Loja Maçônica União, Justiça e Amor cultivou inúmeras histórias, curiosidades e benfeitorias à sociedade. A Loja foi fundada no mesmo 24 de Abril, porém, do ano de 1971, e, em sua primeira diretoria, passou a contar com 9 irmãos. Inicialmente, a Loja realizava seus trabalhos no Templo da antiga Augusta e Respeitável Loja Simbólica Cavaleiros do Oriente nº 12, atualmente intitulada Augusta e Respeitável Loja Simbólica Deus, Pátria e Família nº 142 da cidade de Panorama; depois de um tempo, os trabalhos foram transferidos para Augusta e Respeitável Loja Simbólica Patriarca da Independência da cidade de Dracena, mas, essa transferência durou pouco, fazendo com que os irmãos voltassem a se reunir em Panorama.
No meio desse vai e volta, os irmãos criaram a vontade de construir um Templo próprio para realizar seus trabalhos, e foi quando em 1976, foi assinado os últimos papéis que davam início a construção do Templo situado na Avenida Expedicionários 364 (próximo à atual Secretaria de Educação), ainda no início de 1977 a obra foi finalizada e, em 2 de Fevereiro do mesmo ano realizou-se a primeira reunião administrativa no Templo próprio; a partir daí, os irmãos foram realizando suas reuniões e posteriormente construíram o Salão de Festas, finalizando, de vez, a construção da Loja.
Em junho de 2004, alguns irmãos se retiraram do quadro maçônico da Loja União, Justiça e Amor para criar a Augusta e Respeitável Loja Simbólica 2 de Julho nº 586, vale lembrar que ambas as Lojas realizam seus trabalhos no mesmo Templo e que foi fundado também a Associação Maçônica Guilherme Tammerik, que funciona como uma união entre às Lojas para tratar de assuntos administrativos como a manutenção de imóveis dentre outros. Desde 1980 até os dias atuais, a Loja Maçônica União, Justiça e Amor passou a participar ativamente da APAE de Dracena, sempre marcando presença em sua diretoria e realizando inúmeras benfeitorias para a instituição. Além da APAE, instituições como a AVAHU, FUNDEC, Câmara Municipal, Sindicato Rural, Comércio, Indústrias, Clubes de Serviços, Associações Religiosas e Entidades Esportivas também possuíram irmãos da Loja atuando ativamente em prol do avanço das mesmas.
Atualmente, a Loja conta com 52 irmãos ativos e destes, 16 irmãos possuem mais de 25 anos de jornada maçônica, ainda nesses 50 anos, apenas um irmão foi reeleito e à partir de 2010, a Loja passou também a apoiar e receber reuniões do Capítulo DeMolay União da Alta Paulista nº 1091.
Por fim, este texto foi um pouco da história desta respeitável Loja Maçônica, que sempre realizou trabalhos e ações visando o bem estar da sociedade e buscando ajudar o máximo de cidadãos e instituições possíveis. Parabéns a Augusta e Respeitável Loja Simbólica União, Justiça e Amor, e que venham mais 50 anos de benfeitorias e de grandes feitos.
A atual diretoria da Loja que comanda os trabalhos cerimoniais, administrativos e demais assuntos maçônicos é constituída por Paulo Júnio Kozan, Venerável Mestre; Ademir Muniz Lhamas Júnior, Primeiro Vigilante; Carlos Renato Benez Teixeira, Segundo Vigilante; Rubens Perez Leite, Orador e Fernando Galvani, Tesoureiro.
Por: Felipe Crepaldi
Repórter e Sobrinho
(26/04/2021)