13ª Oficina Preparatória para Operação Estiagem de 2023 reúne representantes de 53 cidades da região de Prudente
Diretoria de Comunicação- Prefeitura
A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com seus representantes regionais e com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, realizou ontem, 24, em Dracena durante todo o dia a 13ª Oficina Preparatória para Operação Estiagem, abrangendo os 53 municípios da região de Presidente Prudente. Houve orientações teóricas e práticas, no primeiro momento na ADEC e, depois no loteamento Akamine.
Na abertura do evento no período da manhã, na ADEC houve formação da mesa de autoridades, com a participação do 1º tenente Caio Veneziani, representante da Defesa Civil do Estado; da coordenadora da Defesa Civil local Márcia Roberta de Freitas, também secretária do Agronegócio; do capitão Pecoraro, coordenador regional da Defesa Civil de Presidente Prudente; do prefeito da cidade de Taciba, Alair Antônio Batista e da secretária de Gabinete e Governo, Thauana Duarte, representando o prefeito André Lemos que cumpre agenda em Brasília.
A ação visa capacitar os municípios para atuarem preventivamente frente aos problemas de estiagem e formar brigadas municipais para combate a incêndios em cobertura vegetal.
O treinamento contou com instruções técnicas referentes ao temas: acionamento do plano de contingência para o período de estiagem; o monitoramento da Umidade Relativa do Ar (URA); protocolo de acionamento de aeronaves e crimes ambientais relacionados a incêndios. Já a parte prática, consistiu em treinamento de campo organizado pelo Corpo de Bombeiros, expondo as técnicas de combate a incêndios, regras de segurança e deslocamento no terreno, além da exposição de materiais básicos de combate a incêndio florestal.
Os participantes da oficina serão os futuros divulgadores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil em suas comunidades e contribuirão sobre maneira para a prevenção de riscos e para a resposta a desastres.
O capitão Pecoraro informou que os municípios que credenciaram três brigadistas para participar do evento receberão os kits da Defesa Civil, compostos por 5 abafadores para incêndio; 2 bombas costais flexíveis; 5 pares de luvas de raspa; 2 enxadões; 5 facões com bainhas; 5 óculos de proteção; 5 cantis e 2 lanternas.
Vale ressaltar ainda que ações como as de ontem, contribuíram para a redução recorde de incêndios florestais em 2022 em todo o estado de São Paulo, onde foram contabilizados 1.008 focos de incêndio (segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE), uma redução de 79% se comparado com o mesmo período de 2021.
O Painel Geoestatístico dos Incêndios Florestais em Unidades de Conservação e Áreas Protegidas publicado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, registrou uma queda de 69% na incidência de incêndios nos Parques Florestais do estado.