Dia Nacional do Milho-24 de maio
Frederico Ozanan Machado Durães
Chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo
Com o crescente aumento da população mundial, atualmente, com mais de 8 bilhões de pessoas, e com a necessidade de uma produção agropecuária sustentável, capaz de promover segurança alimentar, riqueza social e desenvolvimento, pautados em ciência, dados e evidências, destacamos algumas iniciativas que suportam essa agenda produtiva, enfrentam os desafios de produzir mais e melhor, e entregam quantidade e qualidade de alimentos para agregar valor, ampliar a inclusão socioprodutiva e reduzir a fome e a miséria.
O milho é alimento e energia, e é absolutamente necessário na vida da sociedade moderna, notadamente concentrada no ambiente urbano (no mundo, cerca de 60%, e no Brasil, cerca de 85% da população vivem nas cidades), via utilização direta e na produção de proteína animal: bovinos – carne e leite, aves – carne e ovos, suínos, peixes, dentre outros. O milho é um cereal rico em carboidratos. O segundo grão mais produzido no território brasileiro. É um alimento nutritivo, energético, rico em fibras e em compostos bioativos, que faz parte da culinária nacional.
Milho-verde, milho-doce, milho-pipoca, grãos secos para alimentos, bebidas e usos industriais, para bioetanol de amido, silagem e corte e pastejo: esses usos mostram a versatilidade dos diferentes tipos de milho cultivados no Brasil. Em um país continental como o nosso, com cerca de 215 milhões de habitantes, tem-se obtido safras recordes de grãos, sobretudo pela performance do binômio soja e milho.
A safra brasileira de grãos (2022/2023) está estimada em 77 milhões de hectares, 312 milhões de toneladas, e produtividade média de 4.048 kg/ha. O milho total equivale a 22 milhões de hectares e a 124 milhões de toneladas, com produtividade média de 5.617 kg/ha. Ao longo das últimas cinco décadas, a cultura do milho passou por uma verdadeira revolução no Brasil. Considerando o período a partir de 1976/1977, houve um crescimento de 83% da área plantada e de 484% da produção. Produtividade é a manchete de relevância em todos os avanços para a cultura do milho no Brasil.