Da cidade para o campo: veja tecnologias antes vistas só em carros achadas em máquinas do agro

Da cidade para o campo: veja tecnologias antes vistas só em carros achadas em máquinas do agro

Máquina movida a eletricidade, telemetria, câmeras e piloto automático são algumas das características que foram parar em tratores e colheitadeiras para facilitar a vida do produtor rural

 Por Camila Ribeiro, g1 Ribeirão e Franca

A expectativa do setor de máquinas e equipamentos em 2023 é de crescimento de 2,4% na receita líquida dos fabricantes, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). A tecnologia aplicada confere competividade ao setor. No campo, o que se espera de tratores e colheitadeiras, por exemplo, é eficiência que possa otimizar recursos potencializando a produtividade.

Muitas dessas tecnologias disponíveis no maquinário agrícola são facilmente encontradas nos veículos nas cidades e até mesmo saíram dos carros de corrida. Elas foram das ruas para o meio rural por causa das facilidades oferecidas ao operador, que é o motorista.

Na Agrishow, feira voltada para o agronegócio que acontece em Ribeirão Preto (SP), o g1 conversou com expositores que apresentam uma série de novidades para pulverizadores, tratores, colhedeiras para a tomada de decisão mais assertiva.
Dados da máquina na palma da mão
Um dos assuntos em destaque na feira são os benefícios oferecidos pela telemetria. Ela possibilita a gestão e o poder de visualizar todos os dados da máquina agrícola mesmo estando distante dela.
O pulverizador da Massey Ferguson, equipamento usado para aplicação de defensivos agrícolas na lavoura, possui sensores que trabalham ligados a uma telemetria que monitora toda a máquina com duas finalidades: manutenção e aumento de eficiência.

“Se comparar com um carro, por exemplo, o carro de Fórmula 1 é monitorado o tempo todo e quando o piloto chega no box, as pessoas já sabem o que aquele carro precisa para continuar rodando da melhor forma possível. No pulverizador é a mesma coisa, os sensores mostram se a máquina está com algum problema, qual a situação dela, se é possível aumentar a eficiência dela no consumo de combustível, então ele monitora todo o sistema do motor, da transmissão e também de aplicação do defensivo”, explica Lucas Zanetti, gerente de marketing de produtos da Massey Ferguson.