DRACENA VIVE O QUARTO LOCKDOW NESTE SÁBADO E DOMINGO

 

A médica coordenadora da UTI COVID 19 da Santa Casa local, Aline Damasceno acredita que as confirmações de casos positivos diminuíram nos últimos dias, devido a menor circulação das pessoas, porém o aumento de mortes deve-se a nova cepa P.1

Dracena entra neste sábado e domingo, no quarto lockdow estabelecido pelo decreto 7.393 de 17 de fevereiro de 2021, que segue valendo, com o estabelecimento da Fase Vermelha do Plano São Paulo e ainda o toque de recolher e a restrição quanto à circulação de pessoas aos finais de semana.

O toque de recolher foi iniciado na quinta-feira, dia 18 de fevereiro e o 1° lockdow ocorreu no sábado dia 20 de fevereiro seguido do domingo, 21, do mês passado.

Se forem comparados os números de novos casos positivos de covid 19 no município, desta semana em relação à semana anterior é possível notar uma queda, seguida de um aumento no número de pessoas que se curaram da doença. Por outro lado, o número de óbitos vem subindo a cada dia.

O quadro pode ser considerado positivo, porém o alerta da administração municipal, das autoridades em saúde, assim como do Ministério Público é para que a população mantenha todos os cuidados preventivos, não faça reuniões festivas entre a família, tão pouco entre amigos, saia de casa apenas para o essencial.

A médica coordenadora da UTI COVID 19 da Santa Casa local, Aline Damasceno acredita que as confirmações de casos positivos diminuíram devido a menor circulação das pessoas. Segundo ela: “com o lockdow, a tendência é diminuir o número de casos novos, contudo, o aumento da mortalidade se deve principalmente a presença da nova cepa (P.1), porque ela tem uma letalidade maior”.

Dra. Aline prossegue explicando: “Estamos tendo casos muito mais graves, do que os anteriores, então são duas situações acontecendo ao mesmo tempo na cidade, daí a necessidade de conter realmente o número de casos, porque teremos maior prevalência de casos graves”.

Ela faz mais um alerta a população: “Evitem pegar a doença”.

Por volta das 16h30 de hoje, 12, a enfermeira Marisa Ortiz, responsável pelo CEMAC informou que havia 10 pacientes na unidade (recebendo medicação); 6 pacientes no PAM, sendo 2 entubados e 4 já inscritos na CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).

CONFIRA ALGUNS NÚMEROS

– DE 1° A 9 DE FEVEREIRO FORAM 345 CASOS POSITIVOS COVID;

– DE 1° A 9 DE MARÇO FORAM 327 CASOS POSITIVOS COVID;

ÓBITOS

– 1° A 9/2- FORAM 5 MORTES

– 1° A 9/03 – FORAM 20 MORTES

300% DE AUMENTO

Diretoria de Comunicação.