Os dois detentos do regime semiaberto que haviam fugido da Penitenciária de Presidente Bernardes no último sábado (6), foram recapturados pela Polícia Militar neste domingo (7), por volta das 10h30, em uma estrada vicinal. A informação foi divulgada ao G1 pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) nesta segunda-feira (8).
De acordo com a SAP, a fuga ocorreu quando houve a soltura dos sentenciados para o banho de sol na Ala de Progressão Penitenciária (APP).
Ainda conforme informou a SAP, agentes penitenciários viram a dupla escalar o alambrado do pátio e correr rumo à Rodovia Raposo Tavares (SP-270). De imediato, uma equipe de servidores fez buscas em uma mata ao lado da rodovia, mas não os localizou.
A direção da penitenciária abriu procedimento apuratório preliminar e disciplinar para averiguação dos fatos.
A SAP ainda disse que as alas de regime semiaberto não dispõem de vigilância armada nem de altas muralhas. A permanência dos presos nesse regime se dá mais pelo senso de autorresponsabilidade do que por mecanismos de vigilância.
Pela evasão, os presos perderão o direito ao semiaberto, regredindo ao fechado.
O caso
Dois detentos do regime semiaberto fugiram da Penitenciária de Presidente Bernardes, no último sábado (6).
De acordo com informações da Polícia Militar, ao realizar a contagem dos presos, funcionários da unidade identificaram a ausência de dois detentos e acionaram a corporação.
Conforme a PM, já do lado de fora do presídio, os dois homens foram vistos entrando em uma área de mata.
Os indivíduos foram encontrados pela PM neste domingo (8), em uma vicinal.
A penitenciária
De acordo com informações divulgadas no site oficial da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP), o presídio Silvio Yoshihiko Hinohara, em Presidente Bernardes, tem capacidade para 1.247 presos, mas atualmente a população carcerária é de 2.170 detentos.
A unidade também possui uma Ala de Progressão Penitenciária (APP) com capacidade para 204 presos, porém, a área está com 358 detentos.
A penitenciária abriga presos dos regimes fechado e semiaberto.
POR G1 PRESIDENTE PRUDENTE