Alunos da EMEFI Prof. Moacir Simardi visitam a Câmara e vivenciam a rotina de um vereador

Visita faz parte do projeto “Três Poderes” que visa aprofundar o conhecimento sobre os poderes públicos municipais

“O que faz um vereador?” “Como eles são eleitos?” “Por que tem uma bandeira branca aí atrás?” Estas e outras perguntas foram feitas pelos alunos do quinto ano A da EMEFI Prof. Moacir Simardi em visita à Câmara nesta terça-feira, 27.

Com os olhares atentos e curiosos, os alunos, acompanhados da professa Elisabete Maldonado Kozan, puderam conhecer as dependências da Casa e entrevistaram o presidente da Câmara Claudinei Millan, que se emocionou ao ser questionado do porquê da Escola João Millan Barbosa ter o mesmo sobrenome que o dele.

Ele explicou que João Millan foi seu pai, a quem deve seu amor pela política e que a escola leva seu nome como homenagem pela sua contribuição a Dracena. O presidente Millan ressaltou o trabalho de seu pai na política dracenense e aproveitou a oportunidade para mostrar aos alunos o painel de ex-presidentes da Câmara e citar como os vereadores ajudaram a construir a história do município.

Ao serem questionados por Millan se gostariam de ocupar a cadeira de presidente da Câmara, os alunos prontamente se dispuseram. Como eram muitos, a solução foi cada um ocupar uma das cadeiras do Plenário e vivenciar, ao seu modo e por alguns instantes, a rotina de um vereador em sessão.

Ao final da visita, recitaram com bandeirinhas do Brasil na mão, um cordel sobre os três poderes, a Constituição Brasileira e a democracia, de autoria deles mesmos. Presentearam o presidente com uma fotografia deles e uma caneta, a qual Millan prometeu que a partir dessa data todos os projetos do Legislativo seriam assinados com ela.

Segundo a professora Elisabete, a visita superou as expectativas dos alunos. “Foi uma lição para eles que não irão mais esquecer. A simulação da sessão deixou eles ainda mais empolgados e só posso agradecer ao legislativo pela oportunidade.”

00

O presidente da Câmara agradeceu a iniciativa da professora e da escola, e fez um convite para que outros estudantes visitem a Câmara. “As crianças precisam conhecer a política e a vida pública porque serão eles que irão ocupar estas cadeiras no futuro.”

“Eu achei muito legal, e agradeço a minha professora por ter nos trazido!”, afirmou o aluno Julio Augusto de Jesus Santos. “Eu gosto de acompanhar a política. Vejo o trabalho dos vereadores e do prefeito.”, disse empolgado o aluno Kaique da Silva Bragatto. Já a aluna Tayla dos Santos Martins, que teve a oportunidade de ocupar por instantes a cadeira do presidente foi categórica “É muito gratificante! Estou sem palavras.”

A Escola na Câmara

 

Esta não é a primeira vez que alunos de escolas públicas e particulares do município visitam a Câmara. O projeto “A Escola na Câmara” existe desde 2015, quando foi instituído pelo Legislativo através de projeto de resolução.

O intuito é aproximar o Poder Legislativo e as escolas, proporcionando um espaço para que os estudantes possam conhecer o processo democrático, o que faz um vereador e como podem participar ainda mais da vida pública municipal.