Chuvas no Paraná destroem lavouras e infraestrutura rural
Canal Rural
As fortes chuvas que atingiram o Paraná nos últimos dias causaram estragos nas lavouras e na infraestrutura rural em diversas regiões do estado. O governo do Estado diz que está trabalhando em parceria com os municípios para realizar um levantamento dos danos e tomar medidas para amenizar os prejuízos.
Lavouras de trigo e cevada são as mais afetadas- O maior impacto foi nas lavouras de trigo e cevada, que estavam em fase de colheita.
Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o volume de chuvas pode levar à quebra na produção e na qualidade do produto.
Lavouras de soja, milho e feijão também são prejudicadas- As lavouras de soja, milho e feijão, que estão sendo plantadas, também foram prejudicadas. As chuvas volumosas podem exigir replantio ou nova colocação de adubo, o que aumenta os custos de produção.
Governo do Paraná diz que vai agir-Além das lavouras, as chuvas também causaram estragos na infraestrutura rural. Foram registradas quedas de pontes, estradas rurais danificadas e erosão do solo.
O governo do Paraná diz que está definindo critérios para ajudar os municípios, especialmente aqueles que tiveram situação de emergência decretada e reconhecida. O objetivo é minimizar os sacrifícios que têm sido feitos, especialmente na trafegabilidade no meio rural.
“Há um nível de perda que a gente considera ruim, difícil e elevado”, afirmou o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. “Boa parte dos agricultores não faz seguro, não tem a proteção, mas há procedimento previsto no manual de crédito rural, e estamos abertos para construir alguma forma de parceria”, diz.