Especializar ou Diversificar a Produção Agrícola?
Fernando Mendes Lamas ( Embrapa Agropecuária Oeste)
A especialização da produção pode proporcionar condições para a obtenção de ganhos devido à escala, melhor aproveitamento das instalações de beneficiamento, armazenamento e transporte, reduzindo os custos. Em geral, nos sistemas especializados, a gestão é mais simples e o trabalho menos intenso, quando se compara com sistemas diversificados.
Pode também se considerar como vantagem da especialização de uma determinada atividade agrícola, a obtenção de conhecimentos mais aprofundados e específicos sobre a atividade em questão. Aliado a isso, a especialização permite que o produtor ou uma região se torne referência na produção de algum produto.
No entanto, a especialização tem como principal inconveniente a fragilidade proporcionada para o produtor ou para uma região, se ocorrer uma adversidade climática numa determinada fase crítica do ciclo de uma cultura. Além do mais, a especialização na agricultura, limita a adoção de uma prática fundamental quando se pensa em sustentabilidade, que é a rotação de culturas.
No caso de culturas perenes como café e fruticultura, em virtude dos custos de implantação e do tempo necessário para o início da produção econômica, assim como na olericultura e na floricultura, a especialização é até desejável em função da especificidade dessas atividades. Porém, mesmo para essas atividades o ideal é que seja cultivada mais do que uma espécie.
A sustentabilidade da atividade agrícola é alicerçada na intensificação e integração. Assim, a diversificação é fundamental quando se pensa em sustentabilidade. A diversificação dos sistemas agrícolas, seja pelo aumento do número de espécies ou cultivares de uma determinada espécie, contribui para o manejo integrado de pragas e doenças, reduzindo a necessidade de intervenções para controle de pragas e doenças. A combinação de espécies pode melhorar também as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo e, por conseguinte, a sua capacidade produtiva. (Mais informações sobre o tema: Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) www.embrapa.br/fale-conosco/sac/)