Município cria Programa Bolsa  Juventude

Programa tem auxílio no valor de um salário mínimo

Município cria Programa Bolsa Juventude

Diretoria de Comunicação
Foi aprovado pela Câmara Municipal de Dracena na sessão de segunda-feira, 8/05, o projeto de lei do Poder Executivo que cria o benefício “Bolsa Juventude”, destinado aos jovens que vivenciam o processo de transição da situação de acolhimento institucional para uma vida autônoma e inserção na comunidade.
O projeto de lei n.º 40 tem por objetivo garantir auxílio no valor de um salário mínimo federal, R$ 1.320,00, aos jovens que se encontram nessa situação.
Para receber o benefício, o candidato à bolsa deverá ter idade entre 18 anos completos e 20 anos 11 meses e 29 dias, ser egresso de serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes de entidades de Dracena e que sejam parceiras do poder municipal; estar em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social; estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, entre outros requisitos.
Serão instituídos no máximo quatro “Bolsas Juventude” a serem pagas concomitantemente. Cada benefício será fornecido pelo prazo de até 12 meses, podendo ser prorrogável por igual período, não excedendo a 36 meses de concessão.
O prefeito André Lemos afirmou que “considera um benefício muito justo, pois trata-se de uma medida de transição, para que o jovem inicie sua vida e consiga promover o autossustento”. Complementou ainda que a Câmara Municipal sensibilizou-se com a questão e aprovou a matéria em regime de urgência.