DE de Adamantina promove a 1º Feira de Ciências e Tecnologia
Por Vanderlei Valério
Com o objetivo principal de atiçar e estimular a participação ativa dos estudantes e professores, na execução de pesquisas e atividades pedagógicas no âmbito da Ciência, a Diretoria de Ensino (DE) de Adamantina com o apoio do Poder Judiciário, promoveu a 1ª Feira de Ciências e Tecnologia do CIEBP (Centro de Inovação da Educação Básica Paulista).
Todas as unidades de ensino da Diretoria de Ensino da região tiveram conhecimento do edital com as regras para o desenvolvimento dos trabalhos, sendo que 18 foram selecionadas em duas categorias. Categoria Junior para alunos do 6º ao 8º ano e Máster para alunos do 9º e Ensino Médio.
Nos dias 18 e 19 de abril, aconteceram as exposições dos projetos, que tiveram visitação previamente agendada de alunos e professores das escolas estaduais, e foram organizadas em trilhas pedagógicas formativas.
Durante os dois dias, os estudantes tiveram acesso a diversos projetos selecionados em três áreas: ciências, tecnologia e desafios matemáticos.
O evento realizado no campus I do Centro Universitário de Adamantina, onde também funciona o CIEBP, teve mais mil visitações de alunos, professores e pessoas da comunidade adamantinense durante os dois dias.
Entre olhares de admiração e elogios pela qualidade e criatividade dos projetos apresentados, o evento atingiu seu objetivo, ganhando elogios da Dirigente de Ensino Profª Irmes Mary Moreno Roque Mattara.
O engajamento das escolas superou as expectativas iniciais e o evento poderá ser de calendário anual, proporcionando que todos os anos, alunos e professores possam desenvolver novas idéias. Cada projeto teve em sua unidade escolar, professor coordenador e co-coordenador, entretanto, os alunos foram protagonistas com liberdade para criar e desenvolver seu censo criativo.
Com um belo projeto de titulo “Aspirador de Migalhas”, a EE José Firpo de Lucélia recebeu a pontuação máxima e foi escolhida como a melhor da feira.
A EE Maria Aparecida Lopes da cidade de Osvaldo Cruz, ficou com o segundo lugar com “Geração de Próteses Mão Biónica”. O terceiro lugar ficou para a EE Dom Lúcio de Panorama, com uma idéia de uma visualização que atende pessoas com deficiência auditiva nas escolas, projetando uma fita de iluminação de LED.
A EE Isac Pereira Garcez de Dracena participou da fase em Adamantina sob a coordenação da Professora Ellen Valério e co-coordenadora Luciana, apresentando uma idéia de maquiagem vegana, onde os alunos desenvolveram um baton de beterraba. Para atender pessoas alérgicas a produtos industrializados, a linha de cosméticos já ensaia e estuda que produtos veganos ganhe o mercado.