A Operação Chuvas de Verão teve início no dia 1º de dezembro e a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil já registrou deslizamentos de terra, alagamentos e quedas de árvores. Segundo dados do pluviômetro da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil foram registrados 55 milímetros nas últimas 24 horas em leitura realizada às 9h desta terça-feira. No total acumulado nos últimos 4 dias são 135 milímetros, e essa quantidade de chuva vem ocasionando transtornos no município.
Nesta terça-feira, as guarnições da Defesa Civil Municipal atenderam diversas ocorrências com destaque para dois deslizamentos de terra na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira e na Rodovia Ângelo Rena. O órgão orienta que condutores e pedestres redobrem a atenção ao passar por esses locais que foram devidamente sinalizados por agentes de trânsito da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) e da Defesa Civil.
Já na Vila Verinha duas residências ficaram alagadas e, durante vistoria do setor de engenharia da Defesa Civil, foi constatado o retorno de água nas tubulações de esgoto após as fortes chuvas. A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) será notificada para avaliar o que está provocando esse problema nas residências.
Nesta quarta, a partir das 8h, equipes da Defesa Civil e Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) vão realizar o corte de uma árvore com alto risco de queda na Avenida Juscelino Kubitschek nas proximidades da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na via sentido Avenida Ibraim Nobre/Sesi. Neste horário a via será interditada totalmente, e a orientação é que os condutores evitem o local e busquem rotas alternativas. A previsão é que a via seja liberada até às 11h, logo que os trabalhos forem finalizados.
Orientações
A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil orienta que, durante as chuvas, é importante retirar aparelhos elétricos da tomada, para evitar risco de curto-circuito ou o princípio de incêndio. No caso de tempestade de raios, deve-se evitar o uso de aparelhos como telefone celular – principalmente conectado à tomada, chuveiro, secador e outros. Neste período de Natal deve-se desligar as decorações luminosas ao sair de casa e durante a chuva. Caso o nível da água suba ou entre na casa, colocar os móveis em superfície elevada, e retirar alimentos e documentos das prateleiras mais baixas.
Nas vias, os motoristas devem redobrar a atenção: diminuir a velocidade, faróis devem ser ligados e as leis de trânsito devem ser estritamente observadas. Caso a visibilidade fique prejudicada, o correto é parar o carro no acostamento, longe de árvores e fora das estruturas metálicas de postos de gasolina por causa do risco de queda. Também deve-se estar atento ao nível da água nos pneus. O limite é o meio da roda do carro. Se passar desse nível, o carro deve ser parado assim que for possível com as janelas pela metade, mesmo com chuva, para facilitar a saída do veículo caso necessário. A Defesa Civil orienta que pedestres e motoristas não passem por áreas alagadas, pois buracos podem ter sido abertos durante a chuva.
fonte: o imparcial digital