Referência em Israel, programa deve chegar ao Brasil no próximo ano
A empresa também tem contratado mulheres para cargos de gestão na América Latina, fortalecendo a posição feminina no mercado de TI
A diferença de gênero na tecnologia é uma realidade mundial e no Brasil não é diferente. De acordo com pesquisa realizada pelo Projeto Youth Spark, apenas 18% das pessoas que se formam em Ciência da Computação são mulheres. Destas, somente 25% são contratadas para trabalhar no setor.
As mulheres estão sub-representadas na maioria das empresas de tecnologia e, particularmente, em cargos de engenharia. Para colaborar com a mudança deste cenário, a NICE está agindo para reduzir a diferença de gênero no setor.
A empresa criou o Code:Coda, programa exclusivo projetado para incentivar meninas de 13 a 14 anos a conhecer as possibilidades disponíveis para elas em programação e tecnologia. O Code:Coda oferece às adolescentes uma experiência positiva com a tecnologia pouco antes de escolherem o curso de ensino médio. O objetivo é impactar a decisão de carreira antes mesmo disso se tornar realmente uma preocupação na vida delas.
As meninas participam de sessões semanais e hackathons exclusivos durante todo o ano acadêmico do ensino médio em uma instalação especialmente projetada pela NICE. O programa é liderado e orientado por profissionais de TI da própria empresa, para que as estudantes possam conhecer mulheres que já atuam na área e percebam que podem, também, se tornar agentes de mudança na equiparação de gêneros no trabalho com tecnologia.
O programa é aprovado pelo Ministério da Educação de Israel e envolve os pais e professores das garotas para maximizar o impacto na comunidade em geral e reforçar mensagens e valores.
“Este é um projeto pelo qual todos temos um grande carinho. O mercado de tecnologia é tradicionalmente um lugar masculino, mas as mulheres têm muito com o que contribuir. Dar às meninas de todo o mundo a oportunidade de conhecer e de se fascinarem com o mundo da TI é uma ação muito bonita, pois abre caminhos que antes não estavam à disposição delas, por questões muitas vezes culturais. Nunca é sobre talento, disposição, capacidade. Esta preocupação mostra muito do espírito da NICE, uma empresa que traz a inovação em seu DNA e que tem uma visão de mercado que vai além dos negócios, sendo também inclusiva”, explica Julia Franco, Gerente de Marketing da NICE para a América Latina.
Code:Coda tem previsão de chegar ao Brasil em 2023, mas a NICE já tem empreendido esforços para igualar os gêneros nos cargos de gestão da empresa na América Latina. Conheça as executivas que são destaque na empresa. Quando se fala em tecnologia, a NICE também tem um toque feminino!