Brasil atinge 19 GW de potência instalada em empreendimentos solares fotovoltaicos
A alta na conta de luz impulsiona a população brasileira a buscar formas de economizar energia elétrica.
Segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil acaba de alcançar 19 gigawatts (GW) de potência instalada em empreendimentos solares fotovoltaicos, somando usinas de grande porte e sistemas de geração própria de energia elétrica em telhados, fachadas e pequenos terrenos. Com isso, a fonte já responde por 9,6% da matriz elétrica do País. De janeiro ao início de setembro deste ano, a capacidade solar instalada cresceu 46,1%, passando de 13 GW para 19 GW.
Nesse cenário, conforme levantamento do Meu Financiamento Solar, maior fintech de crédito para energia solar do Brasil, a procura por linhas de crédito para energia solar também registra alta. No primeiro semestre de 2022, em comparação ao ano anterior, houve um crescimento de 318%.
Menos emissões de gases do efeito estufa (GEE) e economia
A busca por energias renováveis é tendência mundial. Cada vez mais pessoas e empresas estão procurando mudar seus hábitos de consumo para utilizar uma tecnologia limpa. No caso da solar, além da economia, que pode chegar a 95% de redução na conta de luz para residências e empresas, também há benefícios ambientais, como a diminuição das emissões de gases do efeito estufa (GEE), o que está alinhado ao propósito global de limitar o aquecimento da temperatura média do planeta a 2ºC até 2030.
Segundo Iasmym Jorge, gerente geral do Meu Financiamento Solar, o aumento da procura por energia solar representa uma mudança de mentalidade na sociedade, que está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS 7), e que visa atingir, em 2030, um mundo melhor para todos os povos e nações.
“Desempenhamos um papel importante no mercado de novas energias por oferecer crédito com condições e prazos que cabem no bolso da maioria dos brasileiros. Para nós, o principal ponto é tornar a energia solar acessível a todos em prol do desenvolvimento sustentável e com o intuito de gerar um futuro mais positivo”, destaca.