Exportações de cafés em nível mundial totalizam 78 milhões de sacas de outubro de 2021 a abril de 2022

Reprodução Unsplash
Vendas ao exterior da América do Sul corresponderam a 43%, Ásia & Oceania 36%, México & América Central 11% e África 10% no acumulado de sete meses

DA REDAÇÃO

As exportações globais de todos os tipos de cafés, no acumulado de sete meses, especificamente no período de outubro de 2021 a abril de 2022, totalizaram o equivalente a um volume físico de 77,81 milhões de sacas de 60kg. Esse volume apontado consolida o que foi exportado por todos os países produtores de café do planeta, os quais estão agrupados em quatro grandes regiões produtoras: América do Sul, Ásia & Oceania, México & América Central e África.

Em relação à América do Sul, maior região produtora de café do mundo, cujas exportações, a despeito de terem atingido 33,8 milhões de sacas de 60kg, no acumulado dos sete meses em referência, registraram uma redução de 12,7% em comparação com o mesmo período anterior.

Tal declínio encontra respaldo principalmente nas exportações do Brasil, maior produtor e exportador em nível mundial, que, ao atingirem 23,5 milhões de sacas, registraram queda de 18%, e, também, na Colômbia, terceiro país maior produtor de café, que, ao somarem 7,34 milhões de sacas, denotaram uma queda de 9,8% nas vendas ao exterior, na mesma base comparativa dos sete meses citados.

Em relação à Ásia & Oceania, cujas exportações de café acumuladas nos sete meses citados atingiram 28,06 milhões de sacas de 60kg, em contraponto, houve um crescimento de 9% nas vendas em comparação com o mesmo período anterior. Tal performance positiva está relacionada diretamente às exportações do Vietnã, segundo maior produtor em nível mundial, país que registrou um aumento de 21,6% no acumulado de sete meses ao totalizar 17,97 milhões de sacas.

Esta divulgação e análises da performance das exportações da cafeicultura mundial, com foco no desempenho acumulado do período de outubro de 2021 a abril de 2022, tiveram como fonte principal de consulta o Relatório sobre o mercado de Café – maio 2022, da Organização Internacional do Café – OIC, o qual está disponível na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.