A chuva volta a atingir o estado de Minas Gerais ao longo desta semana. Algumas áreas do estado vinham sofrendo com o tempo seco e a umidade do ar à índices críticos nos últimos dias. As instabilidades só conseguiam alcançar áreas do sul do estado e de forma muito fraca e pontual.
Temperatura cai e a umidade do ar volta a subir
Nesta segunda-feira (30) as precipitações começam a se espalhar e conseguem atingir o centro-sul do estado, o que incluí a região de Belo Horizonte , zona da mata e triângulo mineiro. A chuva ainda ocorre de forma muito fraca e isolada, mas já alivia a situação de tempo seco.
A temperatura começa a cair de forma gradual ao longo da semana, por causa do tempo mais fechado e a umidade do ar, aos poucos, volta a subir à valores recomendados para a saúde humana.
Na terça-feira (31) a chuva se espalha ainda mais. Em todo o leste do estado o tempo fica encoberto, o sol quase não aparece e já estão previstos alguns temporais para a região, principalmente sobre a zona da mata. Nas outras áreas a chuva ocorre em forma de pancadas e vem acompanhada por trovoadas. O tempo só fica firme mesmo no extremo sul e em uma pequena região do triângulo mineiro.
No final da semana a chuva começa a diminuir
É somente na próxima quinta-feira que o tempo volta a ficar firme. O céu ainda fica encoberto nas áreas mais centrais e leste do estado. A temperatura, aos poucos, começa a se elevar e a chuva vai ficar restrita às áreas mais próximas dos estados da Bahia e do Espírito Santo e diminui até o fim de semana.
Sobre a Climatempo
Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para segmentos estratégicos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.
Em 2015, investiu na instalação do LABS Climatempo, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), que atua na pesquisa e desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Em 2019, a Climatempo passou a fazer parte do grupo norueguês StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão, e dois anos depois, em 2021, uniu-se à Somar Meteorologia, formando a maior companhia do setor na América do Sul. A fusão das duas empresas impulsiona a Climatempo a ser protagonista global de fornecimento de dados e soluções para os setores produtivos do Brasil e demais países da América Latina, com capacidade de oferecer informações precisas de forma mais ágil e robusta.
O Grupo Climatempo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação da Climatempo
(11) 3736 4501
Angela Ruiz – angela@climatempo.com.br
imprensa@climatempo.com.br
Sede Climatempo – Rua José Antônio Coelho, 567 – Vila Mariana – São Paulo/SP – CEP 04011-061 – Tel. (11) 3736-4591
Labs Climatempo – Av. Dr. Altino Bondesan – 500 – Sala 1308 – Parque Tecnológico – São José dos Campos/SP – CEP 12247-016 – Tel. (12) 9.9143-1232
www.climatempo.com.br www.climatempoconsultoria.com.br www.stormgeo.com