••• Mulheres são campeãs em segurança no trânsito e 99 investe para aumentar a base de motoristas parceiras;
••• Curitiba é a cidade que conta com maior porcentagem de mulheres motoristas de aplicativo.
Dentre as iniciativas está a campanha “Mais Mulheres na Direção”, que engloba uma série de projetos e funcionalidades para trazer novas motoristas femininas e tem sido incrementada constantemente. Uma das ações é o Guia da Comunidade 99, que promove tanto mensagens de responsabilidade no trânsito quanto de respeito às mulheres na plataforma. De acordo com a companhia, é o maior destaque da empresa em relação às motoristas neste Maio Amarelo.
Além disso, a 99 conta com a categoria 99Mulher, que permite que motoristas parceiras optem por transportar apenas passageiras. A função pode ser ativada ou desativada por um botão no app, e as usuárias que serão transportadas recebem uma notificação avisando que uma condutora exclusiva para mulheres fará a corrida.
MULHERES NO VOLANTE: MAIS SEGURANÇA
Para investigar hábitos, índices de ocorrências, além de escutar opiniões e sugestões sobre como melhorar a situação nas ruas e estradas para colocar em pauta o debate sobre segurança no trânsito, a 99 realizou dois levantamentos.
A primeira pesquisa, feita com 1.683 pessoas de todo o país, entre clientes da 99 e de outras plataformas, revelou que 46% da população se sente mais segura no trânsito em veículos de aplicativo. Quando perguntados qual seria a melhor maneira de prevenir infrações de trânsito, o tema de respeito promovido pelo Guia da Comunidade é quase consenso: “mais educação e responsabilidade” foi a resposta de 82% dos entrevistados, contra 9% e 8% que pedem por punições mais duras e mais fiscalização, respectivamente.
A contribuição das mulheres para esse resultado é significativa: elas são as campeãs quando se trata de segurança no trânsito: segundo estatísticas, enquanto elas representam quase metade (44%) de todas as CNHs expedidas no País. Em 2020, somente 23% das indenizações pagas pelo seguro do DPVAT foram para mulheres, contra 77% destinados aos homens, segundo o relatório da seguradora Líder, que administra os pedidos do seguro.
No segundo levantamento realizado pela 99, a empresa identificou que enquanto a média nacional de motoristas do sexo feminino é de 5%, em Curitiba elas representam 10% dos condutores ativos mensais e em Porto Alegre, 7%. Em terceiro lugar, com um total de 6% delas na direção, estão empatadas Manaus (AM), Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG).
Para proporcionar mais segurança às motoristas parceiras, tanto antes, durante e depois das corridas, a 99 conta com funcionalidades como: verificação dos passageiros por meio de CPF ou cartão de crédito e alertas de áreas de risco. Durante o trajeto, compartilhamento de rotas com contatos de confiança e um botão para ligar direto para a polícia estão disponíveis. Depois das viagens, uma central telefônica 24h para emergências, com atendimento humanizado, oferece apoio imediato em caso de necessidade.
SOBRE A 99
A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e no Brasil conecta mais de 20 milhões de pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.