Mais de 150 pessoas estão com a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 atrasada em Dracena

A Prefeitura de Dracena informou nesta quarta-feira (14) que 153 pessoas estão em atraso com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 no município. O dado foi divulgado com base no sistema VaciVida, do governo do Estado de São Paulo.

A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Karina Akiyama, informou que das 153 pessoas, 103 são idosos e 50 são profissionais da saúde.

Conforme Akiyama, a Secretaria da Saúde tem procurado entrar em contato com essas pessoas para que compareçam aos postos para completar o esquema de vacinação.

1,5 milhão de brasileiros sem 2ª dose

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Francieli Fantinato, informou nesta terça-feira (13) que 1,5 milhão de brasileiros já poderiam ter tomado a segunda dose da vacina contra a Covid-19, mas ainda não receberam o imunizante.

Ela deu a informação durante café da manhã com jornalistas do qual participou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Até o momento, duas vacinas são aplicadas no país: a da farmacêutica AstraZeneca (desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford), e a CoronaVac (desenvolvida pelo laboratório Sinovac com o Butantan).

Para a vacina da AstraZeneca, a maior eficácia é alcançada quando o intervalo entre a primeira e a segunda doses é de três meses. Para a CoronaVac, o melhor resultado, de acordo com os estudos, ocorre quando a segunda dose é aplicada em um intervalo de 21 a 28 dias.

De acordo com especialistas, a segunda dose é essencial não apenas para proteção individual. Quanto mais pessoas estiverem imunizadas, maior é a barreira criada na comunidade inteira, diminuindo as possibilidades de alguém se infectar.