Aulas presenciais na rede estadual de ensino são retomadas em apenas cinco cidades do Oeste Paulista

Escola Estadual Professora Anna de Mello Castriani, em Regente Feijó — Foto: Bruna Bachega/TV Fronteira

Escola Estadual Professora Anna de Mello Castriani, em Regente Feijó — Foto: Bruna Bachega/TV Fronteira

Das 56 cidades do Oeste Paulista, somente cinco municípios optaram pelo retorno das aulas presenciais nas escolas da rede estadual de ensino nesta quarta-feira (14).

A retomada das atividades nas unidades de ensino foi confirmada em:

Na região, as cerca de 150 escolas da rede estadual e os 55.192 mil alunos estão agrupadas por quatro Diretorias de Ensino, sendo AdamantinaMirante do ParanapanemaPresidente Prudente, e Santo Anastácio.

Na Escola Estadual Anna de Mello Castriani, em Regente Feijó, somente um aluno havia comparecido até às 7h20. Eram esperados dez alunos que, segundo a direção da unidade, tinham mais dificuldade para ter acesso à internet.

Sobre a Diretoria de Ensino de Adamantina, o Estado informou que ainda não há uma definição sobre esse retorno.

As aulas presenciais estavam suspensas desde o dia 15 de março, quando todo Estado entrou na fase emergencial do Plano São Paulo.

Também segundo o governo estadual, cada escola vai se organizar para decidir a melhor forma de fazer o rodízio entre os estudantes. Em algumas unidades, por exemplo, parte dos alunos será recebida das 7h às 10h, e outra das 10h às 13h.

O baixo número de Prefeituras que autorizaram o retorno das atividades presenciais se deve ao fato do agravamento da pandemia no Oeste Paulista. Nesta semana, pela primeira vez, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19 chegou a 100% no Departamento Regional de Saúde (DRS) de Presidente Prudente na segunda-feira (12). Já nesta terça-feira (13), o índice chegou a 96%.