Durante o feriado prolongado da Páscoa, a força-tarefa que fiscaliza denúncias de descumprimento das medidas impostas pelo Plano São Paulo flagrou diversas irregularidades em Presidente Prudente. Conforme foi divulgado pela Prefeitura nesta segunda-feira (5), em três dias, um estabelecimento foi lacrado e foram aplicadas mais de 80 notificações.
Ainda segundo o Poder Executivo, de sexta-feira (2) até domingo (4), a Vigilância Sanitária Municipal (Visa) contabilizou 30 denúncias e 84 notificações relacionadas às medidas de enfrentamento da pandemia.
Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Sedepp), no mesmo período, lacrou um estabelecimento no distrito de Montalvão, fez 27 visitas e aplicou duas notificações.
Os trabalhos foram acompanhados pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, órgão responsável também pelo recebimento das denúncias.
O supervisor de departamento da Visa, Daniel Eduardo Lima Gulim, relatou que a maioria das denúncias se tratava de festas em propriedades privadas. “Em casos como estes, nossa equipe orienta para que a aglomeração seja dispersada, buscando evitar a propagação do vírus mesmo em ambientes privados”, declarou.
Segundo o fiscal da Sedepp, Luis Carlos Paulon, ainda há um número considerável de denúncias falsas. “Tanto via telefone, quanto pela plataforma de denúncias, recebemos várias ocorrências falsas. A equipe se deslocava aos locais, porém, o cenário encontrado era diferente do que havia sido relatado pelo denunciante”, explicou.
Paulon relatou também que, apesar do feriado, a sexta-feira (2) foi um dia “relativamente calmo” em relação a denúncias. “Mesmo assim, nossa equipe fez a ronda, como de costume, percorrendo diferentes regiões da cidade”, disse o fiscal da Sedepp.