A Santa Casa representada por Alessandro Mendes realizou uma reunião por LIVE na noite desta sexta-feira e convocou a imprensa para explicar a atual situação daquela entidade. Participaram também a Dra Aline Damasceno, a secretária da Saúde Geni e o Promotor de Justiça Dr. Rui Bodini.
Inicialmente a Dra Aline fez uma explanação emocionada onde praticamente escancarou os problemas que a Santa Casa está passando pelo alto número de pessoas internadas por infecção do Covid 19. Com um número de internados maior que a capacidade da Santa Casa, Aline chegou a falar em colapso. Indagada pelo representante do Jornal Regional sobre uma possível queda de pessoas que procuram a Santa Casa nos últimos dias, Aline se referiu se reportou ao LockDown e Toque de Recolher como possível causa.
Representando a Secretária da Saúde Rosimary Maggi da Fonseca afastada por estar em recuperação da Covid, Geni também falou da sua preocupação deste momento difícil que a cidade está passando.
A seguir o Dr. Rui Bodini expressou sua apreensão e disse que o Ministério Público está acompanhando atentamente todas as ações do município. Entretanto, o promotor foi claro em dizer que o ministério público pouco pode fazer em relação ao aumento de leitos, se reportando a uma passeata feita recentemente na cidade, onde a população pedia intervenção da instituição.
Com palavras claras e diretas, Dr. Rui Bodini disse que a solução pode estar no próprio cidadão, que precisa ter ações de responsabilidade e evitar o contagio. O promotor ainda sugeriu uma intensificação na fiscalização municipal nas noites, finais de semana e principalmente nas filas em bancos e casas lotéricas durante a semana. No final, Dr. Rui não descartou um contato com o Prefeito André Lemos para medidas mais severas.
No final da LIVE, Alessandro Mendes chamou o Dr. Rufino, também representante do ministério público que acompanhava a reunião que apenas referendou as palavras do seu colega.
O que ficou de positivo da excelente reunião que durou um pouco mais de 2 horas, é que ações mais diretas precisam ser tomadas pela administração.
POR VANDERLEI VALÉRIO | JORNAL INTERATIVO