As imagens de um “passeio” inusitado por uma das principais avenidas do Centro de Presidente Prudente (SP) transformaram-se em um caso de polícia.
Um representante da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob) compareceu à Delegacia Participativa da Polícia Civil na tarde desta quarta-feira (27) e registrou um Boletim de Ocorrência relatando que a câmera do radar eletrônico existente na Avenida Manoel Goulart gravou as imagens de um carro que trafegava pela via com um homem sobre o teto do veículo.
O Boletim de Ocorrência ainda cita que as imagens do fato também foram gravadas por “terceiros” e circularam pela internet, “causando indignação da população em geral”.
Segundo o registro policial, o fato colocou em perigo a vida do homem que estava em cima do carro.
A Polícia Civil divulgou na tarde desta quarta-feira (27) as imagens de um vídeo gravado por uma pessoa desconhecida que seguia em um veículo atrás do carro que transportava o “passageiro” no teto.
O vídeo mostra o carro seguindo no sentido bairro–Centro da Avenida Manoel Goulart, a partir das proximidades do cruzamento com a Rua Reverendo Coriolano.
Quando passa pelo radar eletrônico, o equipamento de fiscalização de trânsito registra a velocidade de 57km/h, acima do limite de 50km/h estabelecido para o trecho.
Quando chega ao cruzamento com a Rua Ribeiro de Barros, o carro faz a conversão à esquerda e a gravação termina, já que o veículo em que estava a pessoa que fazia a filmagem segue pela Avenida Manoel Goulart, na manhã do último sábado (23).
O caso foi registrado na Polícia Civil como contravenção penal de direção perigosa de veículo na via pública e vai ser investigado pela Central de Polícia Judiciária (CPJ).
Homem viajou no teto de carro por uma das principais avenidas de Presidente Prudente — Foto: Reprodução
Versão do motorista
Antes, porém, do registro do Boletim de Ocorrência pelo representante da Semob, o motorista que dirigia o carro envolvido na cena já havia comparecido à Delegacia Participativa da Polícia Civil, na manhã da última segunda-feira (25), para apresentar a sua versão sobre o caso.
O motorista alegou que por volta das 6h10 do último sábado (23) foi buscar sua filha no Terminal Rodoviário de Presidente Prudente e que, quando passava pelo cruzamento da Avenida Manoel Goulart com a Rua Belo Horizonte, na Vila Santa Helena, parou o veículo que dirigia no semáforo, respeitando o sinal vermelho.
No entanto, em seguida, ainda segundo a versão do motorista, um homem tentou abrir a porta do carro e, como não obteve êxito, subiu no teto do veículo, batendo os pés.
O motorista contou à Polícia Civil que entrou em desespero, sem saber o que fazer, atravessou o sinal vermelho e arrancou com seu veículo, tomando o rumo da Delegacia Participativa, que fica no Centro da cidade.
Porém, o homem agarrou no acessório conhecido popularmente como “Santo Antônio”, que contém duas barras de proteção, e continuou em cima do carro até a delegacia.
O motorista deixou o “passageiro” na delegacia e seguiu para buscar a sua filha no Terminal Rodoviário.
Todo o trajeto percorrido com o homem em cima do carro foi de aproximadamente 2km.
Depois, o motorista voltou à delegacia, porém, já mais calmo, deixou o local, na frente do qual ainda estava o “passageiro”.
O motorista registrou o Boletim de Ocorrência para justificar a necessidade de ter atravessado o sinal vermelho do semáforo e de não ter respeitado as normas de trânsito.
POR G1 PRESIDENTE PRUDENTE E REGIÃO